Gostava de conhecer a Dieta Alcalina? Chegar novo a velho? Prevenir doenças? Manter-se ativo e saudável sem deixar de comer alimentos saborosos? Pois bem, isso é possível e imperativo nos dias que correm até porque já se descobriu que as células do ser humano estão programadas para viverem até aos 120 anos…
Quando o Prémio Nobel da Medicina de 1931, Otto Warburg, disse que não há quase nenhuma doença que sobreviva em ambiente alcalino, desencadeou um interesse pela Dieta Alcalina, o que é o mesmo que dizer que levou muitas pessoas a começar a zelar pelo equilíbrio do pH do seu corpo já que entenderam que o pH alcalino do sangue em algumas situações (stress, poluição, atividade física, mas principalmente envelhecimento) pode aumentar a produção de ácidos e colocar em risco o equilíbrio sanguíneo.
Grosso modo, o que acontece é todos nascemos alcalinos e morremos ácidos. Isto significa que para nos mantermos durante o máximo tempo possível alcalinos, temos de contrariar o processo de envelhecimento. Como? Simples! Quando começamos a tornarmo-nos ácidos, por assim dizer, o nosso organismo, para combater essa acidez (pois o que é normal é a alcalinidade) vai buscar aos ossos e a outros órgãos os minerais alcalinizantes de que necessita para contrariar o excesso de acidez e regularizar o pH alcalino: cálcio, magnésio e potássio. Por exemplo, “rouba” o cálcio dos ossos, para que o mineral funcione como substância alcalina.
Ora, quando isso acontece, os órgãos ressentem-se e corremos o risco de começar a contrair mais doenças, até porque a acidez é o primeiro passo para a inflamação. Daí que a comida alcalina seja uma das formas de nos sentirmos melhor, prevenirmos doenças (inclusive o cancro) e chegarmos novos a velhos.
Gostou da ideia de chegar novo a velho? Então contacte a Clínica Doutor Pinto Coelho e agende uma consulta de medicina anti-aging hoje mesmo!
Efetivamente a alimentação alcalina é ótima para aumentar a energia, reduzir o risco de várias doenças como osteoporose e doenças cardiovasculares e perder peso. Mas vai mais longe… esta dieta até ajuda na prevenção e tratamento do cancro!
Clique aqui para conhecer o nosso coach em nutrição integrativa!
A Dieta Alcalina não restringe nenhum grupo de alimentos, apenas reforça a importância de consumir alimentos alcalinos, como frutas, legumes e verduras e desaconselha o consumo de comida industrializada, sal, açúcar, bebidas alcoólicas e à base de cafeína que podem prejudicam a saúde.
Eis algumas das receitas alcalinas com que se pode deliciar!
A água alcalina é uma água ionizada que atua como um antioxidante natural, ajudando o organismo a eliminar os resíduos ácidos que o processo natural de digestão produz, prevenindo o desenvolvimento de muitas doenças e combatendo problemas de digestão comuns, como o refluxo ácido.
Hoje em dia encontra facilmente água alcalina à venda (engarrafada, em pastilhas…) e até existem aparelhos que pode acoplar a uma torneira para obter este tipo de água. Mas, se preferir também pode prepará-la em casa. Receitas não faltam, mas a mais simples é mesmo a água com limão. Apesar de ser um alimento ácido, quando o limão entra em contato com o organismo torna-se alcalino e por isso se adicionar limão à água, simplesmente, consegue obter uma água alcalina.
A água do mar tem 118 oligoelementos e por isso é uma mais-valia para o organismo. O ideal é beber água do mar diariamente diluída em água mineral. A receita não tem nada que enganar: é só misturar 5 partes de água mineral com 2 partes iguais de água do mar.
Se não conseguir arranjar água do mar, pode diluir num garrafão de 5 litros de água mineral, duas colheres de sobremesa de sal marinho integral.
Como a água alcalina tem um ORP negativo (Oxidation Reduction Potencial) favorece a produção de oxigénio e ajuda a combater os radicais livres. Também regenera células e combate diferentes sinais do envelhecimento. Conheça melhor estes e outros benefícios!