Conhece a expressão: “Coisas boas levam tempo"? A receita de kombucha que temos para si é a prova disso.
Kombucha é uma bebida de origem chinesa com mais de 2000 anos. Trata-se de chá fermentado e é, portanto, rica em probióticos. Para o processo de criação da Kombucha é utilizada uma cultura viva conhecida como scoby, sigla em inglês para Colónia Simbiótica de Bactérias e Leveduras, que é a responsável pela fermentação da bebida, que transforma a cafeína e o açúcar em probióticos.
Equipamento
- Balança de cozinha
- Filtro de café para fechamento do recipiente
- Panela grande para aquecimento da água
- Pote de vidro ou container para fermentação contínua
Ingredientes
- 720 g de água filtrada a temperatura ambiente
- 45 g de açúcar branco
- 2 saquinhos de chá preto (camellia sinensis), preferencialmente orgânico para evitar contaminações.
- 120g iniciador ou vinagre branco destilado
- 1 scoby ativo para kombucha
Preparação
- Prepare o chá preto: Combine a água quente e o açúcar num recipiente de vidro. Mexa até o açúcar se dissolver. A água deve estar quente, mas não a ferver. Em seguida, coloque os saquinhos de chá no preparado e mantenha por 10 a 15 minutos. Deixe arrefecer.
- Adicione o chá iniciador ou vinagre: Quando o chá preto atingir uma temperatura entre 20ºC e 25ºC, remova os saquinhos de chá. De seguida, adicione o chá iniciador ou vinagre branco destilado.
- Adicione o scoby: Adicione o scoby ativo e cubra o frasco com um filtro de café apertado e prenda com um elástico.
- Inicie a fermentação: Mantenha a mistura numa temperatura entre 20ºC a 30ºC, longe da luz direta do sol por 7 dias, no mínimo. A kombucha pode fermentar por até 30 dias, mas lembre-se que quanto mais tempo de fermentação, menos doce e mais avinagrado será o sabor
- Separe o próximo lote de chá iniciador: Após 7 dias, você pode abrir o recipiente, guardar o scoby e separar o próximo lote de chá iniciador. A kombucha pode ser aromatizada com diversos sabores.
Fonte: Cozinha Técnica