A terapia sintónica tem obtido um reconhecimento crescente com resultados muito significativos nas perturbações da ansiedade, depressão, dependências de substâncias e prometedores nas doenças neurológicas.
O que é a Terapia Sintónica?
A terapia sintónica consiste numa abordagem psicoterapêutica que visa tratar problemas emocionais e elementos emocionais de doenças neurológicas e /ou físicas.
Consciente e inconsciente são duas dimensões da nossa vida mental que estão de costas voltadas quando existem problemas emocionais. Sintonia é o processo que melhora a comunicação entre estas duas partes.
Mais sintonia interna menos sofrimento emocional.
Se o sofrimento tem origem não-consciente, a cura deverá acontecer também no mesmo nível.
Em que consiste a Terapia Sintónica?
A terapia sintónica é uma inovadora abordagem psicoterapêutica para reduzir o stress interno, consciente e inconsciente. Este é definido como resultante da interacção entre as várias partes que constituem o mundo interno.
Neste conceito, tanto as doenças físicas como os problemas emocionais podem fazer subir excessivamente o stress interno, fazendo o mundo interno entrar em desequilíbrio.
Há duas grandes vertentes da terapia sintónica, o relaxamento, uma aposta segura na diminuição imediata do stress, através de três estratégias complementares:
- Exercícios corporais “macro” dirigidos a movimentos corporais envolvendo o corpo na sua globalidade;
- Exercícios corporais “micro” focalizados em partes do corpo mais atingidas pelo stress;
- Exercícios de integração corpo/mente.
Outra aposta é no seguimento psicoterapêutico, através da aplicação de técnicas que favorecem o estabelecimento de um clima interno ameno, retirando pressão interna à mente. Criam-se assim as condições para atenuar inicialmente e depois resolver o sofrimento mental provocado pelo desequilíbrio.
Especificidades da Terapia Sintónica
- Baseia-se na utilização de mecanismos naturais do cérebro para lidar com o stress, o que permite aplicações a um grande número de problemas, quase sem contra-indicações.
- A exploração do inconsciente é feita sem qualquer perda do auto-controle.
- A mudança pretendida é interna.
Quais as principais aplicações através da Terapia Sintónica?
- Ataques de pânico e crises ansiosas;
- Depressões;
- Envelhecimento saudável;
- Adições e problemas alimentares;
- Perturbações obsessivas, gaguez e tiques;
- Stress pós-traumático;
- Abuso e abandono;
- Psicoses;
- Doenças neurológicas e auto-imunes.
Psicoterapia em Lisboa
Na clínica Doutor Pinto Coelho, as consultas de psicoterapia, poderão ser individuais ou de família/casal.