Este site utiliza cookies para otimizar a sua experiência de navegação.

ACEITO
Clínica Doutor Pinto Coelho

Na consulta de Nutrição Integrativa, tem-se em conta a má qualidade das nossas rotinas e a velocidade com que vivemos nos dias de hoje. Acabamos sem nos dar conta por suprimir prazeres simples, porém essenciais, quando o nosso objetivo é uma vida saudável e feliz. 

Além do mais, nestes últimos anos, para dificultar ainda mais a nossa vida, a quantidade de informação sobre o que devemos ou não devemos comer e as controvérsias construídas à sua volta, só nos deixam ainda mais confusos sobre como a melhor forma de proceder.

 

O que é a Nutrição Integrativa?

Não existe uma definição formal do que é a Nutrição Integrativa, mas podemos dizer que este conceito engloba a alimentação primária e a alimentação secundária.

Alimentação Primária é o tipo de “comida” que nos alimenta, mas não vem num prato. Relacionamentos saudáveis, uma carreira gratificante, actividade física regular, e uma consciência espiritual, são formas essenciais de alimentação. Quando estes “alimentos
primários
” estão equilibrados, o que comemos torna-se secundário.

Aliás, tudo o que consideramos hoje como sendo nutrição é apenas uma fonte de energia secundária. É importante termos esta consciência, pois não basta mudar apenas a alimentação, há também que mudar hábitos. Só assim seremos bem sucedidos na mudança que queremos Ser.

O acompanhamento em nutrição integrativa é feito por um Health Coach de Saúde e Nutrição Integrativa. Este profissional é um guia e mentor que o vai capacitar de ferramentas e apoios, com vista a estabelecer metas e a alcançá-las, através de mudanças sustentáveis e adaptadas ao seu estilo de vida.

Podem trabalhar objetivos, como como perder peso, aumentar os níveis de energia, dormir melhor à noite, conhecer outros alimentos, nutrientes e até como prepará-los.

Comer bem não tem de ser uma dieta, nem uma chatice. É um estilo de vida que adotamos de forma prazerosa.

 Será ouvido com muita atenção, para que em conjunto possa navegar pelo mundo das contradições da alimentação saudável e perceber o que realmente melhor funciona para si, pois somos todos diferentes, únicos e especiais à nossa maneira e o que funciona para uns, não tem de funcionar para outros.

É desenvolvido todo um trabalho que incide na origem dos problemas, não mascarando sintomas, através de uma abordagem integrativa, que abrange todas as áreas da vida.

 

Para que serve um Coach em Nutrição Integrativa?

O Coaching em Nutrição tem como objetivo motivá-lo a cultivar atitudes positivas visando a saúde e bem-estar. O Coach Alimentar educa e guia levando em linha de conta o tipo de corpo, o estilo de vida, as preferências e recursos da pessoa que o procura.

 

Porque é que o Coaching em Nutrição Integrativa é um bom complemento?

O profissional de Coaching Nutricional, ao trabalhar lado a lado com o médico, aplica as melhores estratégias com o objetivo de uma vida longa, feliz e livre de doenças. O Coaching em Nutrição Integrativa introduzido recentemente em Portugal, é praticada há mais de 20 anos noutros países, nomeadamente nos Estados Unidos.

 

Qual a diferença entre um Nutricionista e um Coach em Nutrição Integrativa?

O Coach em Nutrição Integrativa, utiliza os chamados Alimentos Primários e Secundários tendo uma abordagem transversal ou, como o próprio nome indica, integrativa, encorajando a pessoa a considerar tudo aquilo que nutre o corpo, a mente e a alma, quais alicerces para uma vida prazerosa e saudável.

Os Alimentos Primários são todos os elementos que nos nutrem sem termos que os pôr na boca. São deles exemplo os bons relacionamentos, uma vida social satisfatória, um trabalho que amamos, a atividade física regular e,  de alguma forma, a espiritualidade.

Os Alimentos Secundários, são os tradicionais, que ingerimos por via oral, dividindo-se em micro e macronutrientes.

 

A quem se destina a consulta de Nutrição Integrativa?

A todas as pessoas que queriam melhorar a sua saúde significativamente e aumentar a sua qualidade de vida.

 

Consulta com um Coach em Nutrição Integrativa

Na consulta de Coaching de Nutrição Integrativa, o paciente vai ser escutado. Nesta consulta analisam-se as razões e intenções da visita. Existe a possibilidade de pesar, medir e fotografar para comparações futuras.

Será preenchido um formulário sobre o seu percurso pessoal e alimentar, dando a conhecer-se:

  1. Informações sobre alimentação
  2. Ideias práticas de menus para uma nutrição funcional
  3. Dicas de compras e locais onde achar os produtos;
  4. Receitas saudáveis, fáceis e rápidas;
  5. Material de apoio exclusivo para cada caso; 
  6. Recomendações.

 

Porquê o foco no intestino?

Quase todas as doenças começam no intestino. As nossas escolhas alimentares podem afetar a genética, os comportamentos e muitos outros factores ao longo de gerações.

Os desequilíbrios nas bactérias que povoam o nosso intestino, são responsáveis pelo envelhecimento precoce, doenças auto-imunes, dores de cabeça, insónias, depressão, autismo, cancro, obesidade, dificuldade em perder peso, problemas intestinais, problemas de pele, Alzheimer, Parkinson, um número sem fim de outras situações menos boas. E isso pode ser tudo transmitido aos nossos descendentes.

Programa de Reeducação Alimentar

Para uma Reedução Alimentar realizam-se encontros quinzenais. Na primeira consulta, as metas para os três meses são estabelecidas. A cada sessão estas metas são reavaliadas, levando em conta o sucesso e as possíveis dificuldades para realizar as mudanças de comportamento alimentar e de estilo de vida recomendadas pelo Coach.

Não existe uma dieta com contagem de calorias, mas sim uma reeducação alimentar completa de alimentação funcional e para a vida.

O processo de reeducação alimentar é um processo onde há uma necessidade de adquirir ou abandonar um hábito, além de ser tempo suficiente para passar por diferentes situações e estados emocionais naturais de uma vida quotidiana.

 

O que está incluído no programa de reeducação alimentar?

  • 6 sessões de 50 min;
  • Suporte via e-mail entre sessões;
  • Informações sobre alimentação;
  • Ideias práticas de menus;
  • Dicas de compras e locais onde achar os produtos;
  • Receitas saudáveis, fáceis e rápidas;
  • Material de apoio especifico para cada caso; 
  • Recomendações.

 

Quais são alguns dos benefícios da Reedução Alimentar?

  1. Redução do stress;
  2. Mais energia;
  3. Mais equilíbrio na vida;
  4. Perda de peso;
  5. Prevenção de doenças;
  6. Mais autoconfiança;
  7. Mais autoestima;
  8. Um intestino que funciona;
  9. Noites bem dormidas;
  10. Melhor digestão;
  11. Introdução de atividade física regular;
  12. Alívio de inchaço;
  13. Gosto pela cozinha;
  14. Cabelos e unhas fortes;
  15. Pele hidratada; 
  16. Corpo mais tonificado.

Edifício da Maló Clinic
Av. dos Combatentes, 43
3º Piso, Malo Clinic
1600-042 Lisboa