Este site utiliza cookies para otimizar a sua experiência de navegação.

ACEITO
Clínica Doutor Pinto Coelho

O que são Hormonas?

A palavra hormona (do inglês, hormone, do grego hormao) significa pôr em movimento, impelir, mover.

É uma substância química produzida no organismo, que controla e regula a actividade de certas células ou órgãos. Elas modulam as nossas vidas desde o período de concepção, desenvolvimento do embrião, crescimento e envelhecimento. 

Cada hormona desempenha um ou vários papéis específicos, todos eles diferentes, complementares ou sinérgicos. Existem mais de 80 hormonas humanas identificadas, sendo a função e interacção entre muitas delas ainda desconhecidas. Sem corrigir os níveis hormonais colocando-os ao nível dos nossos 35 anos, não poderemos gozar em toda a plenitude a nossa saúde e não poderemos prevenir convenientemente a doença crónica.

 

Impacto da Medicina anti-envelhecimento a nível hormonal

A medicina anti-envelhecimento, a medicina que pugna por um envelhecimento saudável, utiliza importantes ferramentas que devem ser usadas com cuidado. Entre estas, contam-se as hormonas.

Sem corrigir os níveis hormonais colocando-os ao nível dos nossos 35 anos, não poderemos gozar em toda a plenitude a nossa saúde e não poderemos prevenir convenientemente a doença crónica.

Sendo certo que a reposição hormonal personalizada e bio-idêntica é segura e altamente benéfica, ela deverá obedecer a critérios rigorosos, sempre sob vigilância médica qualificada e ser administrada com precaução.

Considerando que estamos vivendo mais tempo que os nossos antepassados e sabendo que à medida que avançamos na idade exigimos a nós mesmos uma melhor qualidade de vida sem doenças crónicas, então é absolutamente crítico que conheçamos as hormonas.

 

Em que consiste a Modulação Hormonal?

A utilização de hormonas bio-idênticas, quando devidamente acompanhada por um médico especializado em modulação hormonal, proporciona ao paciente um perfil de segurança e eficácia, com menor incidência de efeitos indesejáveis.

Não existem pessoas iguais e cada modulação hormonal deve ser trabalhada em estreita colaboração com o seu médico.

É importante perceber que nenhum resultado de uma análise é estático. Mais do que um diagnóstico é importante ir ao encontro das suas necessidades e o que pode obter em função de uma modulação hormonal adequada e individualizada.

Nós não somos o resultado de uma análise. Somos um todo!

Quando falamos de modulação hormonal, incluímos não só a administração de hormonas bio- idênticas, como também suplementação, mudança de estilos de vida (desde alimentação, regulação dos ciclos de sono, prática de exercício físico e modulação dos níveis de stress).

Um dos objectivos da modulação hormonal é preservar os níveis de juventude, ter um corpo jovem com níveis de energia adequados às exigências do dia-a-dia, com ganhos na qualidade de vida.

Na nossa prática clínica somos diariamente surpreendidos com a rapidez – habitualmente entre 6 e 8 semanas – com que homens e mulheres se sentem revitalizados uma vez iniciada a otimização dos seus níveis hormonais.

 

Hormonas Masculinas e Femininas

Há muita má informação e ignorância sobre a andropausa e a menopausa. Considerando que estamos vivendo mais tempo que os nossos antepassados e sabendo que à medida que avançamos na idade exigimos a nós mesmos uma melhor qualidade de vida sem doenças crónicas, então é absolutamente crítico que conheçamos as hormonas.

 

Hormonas Bioidênticas

Processada sob rigorosa supervisão médica, a restauração das hormonas bioidênticas são o segredo para conseguirmos manter a vitalidade e o bem-estar quando entramos na década dos 40 e daí em diante. Ela não só nos dará uma melhor qualidade de vida como poderá ainda prevenir e até reverter a doença crónica.

Na nossa prática clínica somos diariamente surpreendidos com a rapidez – habitualmente entre 6 e 8 semanas – com que homens e mulheres se sentem revitalizados uma vez iniciada a otimização dos seus níveis hormonais.

 

Modulação Hormonal no Homem

A título meramente exemplificativo atentemos na Testosterona: a maioria dos homens com mais de 40 anos tem níveis sub -clínicos desta hormona, pois a sua produção decresce com a idade mais de 2% ao ano depois dos 30 anos, pelo que a sua reposição é fundamental.

A sua deficiência está associada com declínio da massa e da força muscular, aumento da gordura corporal em especial da abdominal, diminuição da massa óssea, declínio da libido, aumento da disfunção erétil, diminuição da sensação de bem estar, aumento do risco de cancro da próstata, declínio de energia e vigor, declínio da função cognitiva, aumento dos acidentes cardio-vasculares, da irritabilidade e dos transtornos com o metabolismo dos lípidos.

 

Modulação Hormonal na Mulher

Na mesma linha vejamos o que se passa com a Progesterona: na maioria das mulheres dos 30 para os 40 anos ela começa a entrar em declínio, dez a quinze anos antes da chegada da menopausa. Muitas vezes a sua “ansiedade” ou “depressão” não é mais que uma deficiência desta hormona.

Para não falar dos clássicos “afrontamentos” que da mesma forma têm muitas vezes, na base, uma deficiência desta importante hormona . Muitos investigadores acreditam ainda que a sua deficiência desempenha um papel importante no cancro da mama. 

O papel das hormonas femininas é manter o equilíbrio interno do seu corpo.

 

Reposição Hormonal 

São 5 as regras básicas que o médico deverá cumprir quando pretende efetuar uma reposição hormonal:

  • Identificar as hormonas em défice;
  • Individualizar as doses a utilizar;
  • Usar unicamente hormonas bioidênticas (estrutura química idêntica às hormonas naturalmente produzidas pelo corpo);
  • Privilegiar uma abordagem plural como tratamento de escolha;
  • Monitorizar apropriadamente o utente.

 

Hormonas Vitais para a nossa Saúde e Bem Estar

Controladas pelo hipotálamo, temos:

  • Dhea;
  • Melatonina;
  • Pregnenolona;
  • Hormona da Tiróide;
  • Cortisol Insulina;
  • Hormonas Tímicas;
  • Hormonas Estrogénicas;
  • Progesterona;
  • Testosterona;
  • Hormona do Crescimento;
  • Vitamina D (Pré-Hormona);

 

Sintomas comuns de Desequilíbrios Hormonais

  • Dificuldade em adormecer à noite
  • Falta de energia e fadiga durante o dia
  • Alterações de memória
  • Irritabilidade, ansiedade e depressão
  • Ganho de peso, incluindo aumento do perímetro abdominal
  • Dificuldade em perder peso apesar de uma dieta saudável e prática de exercício físico
  • Perda da força muscular
  • Dores nas articulações
  • Diminuição do desejo sexual

Edifício da Maló Clinic
Av. dos Combatentes, 43
3º Piso, Malo Clinic
1600-042 Lisboa