Este site utiliza cookies para otimizar a sua experiência de navegação.

ACEITO
Clínica Doutor Pinto Coelho

O QUE ESPERAR DE UMA CONSULTA DE MEDICINA TRADICIONAL CHINESA?

Na primeira consulta é feita uma anamnese em busca de todos os factos que se relacionam com a doença desde o seu acontecimento, identificação do problema, queixa principal, história atual, histórico familiar e identificação de outros sinais e sintomas. No diagnóstico também serão observados o pulso e a língua podendo estes fornecer informações relevantes na conduta. Quando o diagnóstico é completado, são prescritos e efetuados tratamentos numa perspetiva de integração de mútua potenciação, com várias técnicas como a acupunctura, a electro-acupuntura, a prescrição de fármacos fitoterápicos, aconselhamento energético alimentar, massagem Tui-Na, aplicação de moxabustão, e sempre que necessário sugerem-se exercícios terapêuticos.

 

O QUE É MEDICINA TRADICIONAL CHINESA, ACUPUNTURA E FITOTERAPIA?

A Medicina Tradicional Chinesa é uma medicina complementar que integra a Acupuntura e a Fitoterapia, intituladas em Portugal de Terapêuticas Não Convencionais (TNC) e como profissões reconhecidas após aprovação na Assembleia da República Portuguesa.

A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) é o nome usualmente dado ao conjunto de práticas da medicina tradicional na China, desenvolvidas ao longo de milhares de anos da sua história. Conta com mais de 3000 anos de prática e tem vindo a mostrar resultados clínicos positivos pela validação de estudos que comprovam cientificamente a existência de meridianos através da mediação e delineação destes trajetos no corpo humano.

A MTC baseia-se em teorias abrangentes e fundamentos de natureza filosófica para efetuar o diagnóstico e consequentemente aplicar o tratamento de diversos métodos. Tem como base o reconhecimento de leis fundamentais que governam o funcionamento energético do organismo humano e caracteriza-se também pela visão fisiológica e interpretação patológica. Quando o diagnóstico é completado são prescritos e efetuados tratamentos numa perspetiva de integração e mútua potenciação, com várias técnicas como:

  • Acupunctura: Inserção de agulhas em pontos específicos;
  • Fitoterapia Chinesa: A prescrição de fármacos fitoterápicos clássicos ou contemporâneos;
  • Dietética da MTC: Aconselhamento alimentar de acordo com diagnóstico em MTC;
  • Tui-Na: Massagem nos meridianos;
  • Moxabustão: Aplicação da planta Artemisia Vulgaris;
  • Chi Kung Prática de exercícios.

 

O QUE É A ACUPUNTURA

A Acupunctura caracteriza-se pela inserção de agulhas muito finas em centenas de pontos localizados anatomicamente em vários meridianos do corpo humano. Estes meridianos também são apelidados pela MTC como Jing Luo, que se unem como uma rede internamente e superficialmente a todos os órgãos e sistemas. Esta terapêutica visa estimular o Sangue, o Qi, o Yin e o Yang, obtendo um efeito de equilíbrio energético e terapêutico em diversas condições e perturbações da saúde. Numa linguagem ocidental, a acupuntura é um método que quando aplicado, tem uma estimulação e um efeito na modulação neurológica em recetores específicos, atuando em vários níveis, uma vez que a estimulação causada pelas agulhas em nervos específicos, provocam a libertação de endorfinas.

A acupunctura é segura, benéfica, indolor e pode atuar eficazmente no tratamento de várias condições patológicas de esfera física e psíquica.

A Medicina Tradicional Chinesa, a Acupuntura e a Fitoterapia têm hoje uma projeção mundial e têm demonstrado resultados clínicos positivos nas seguintes condições patológicas:

Ginecologia: Aborto espontâneo, Adenomiose, Amenorreia, Dismenorreia, Endometriose, Hemorragia uterina, Infertilidade, Menopausa, Metrorragia, Miomas uterinos, Síndrome dos Ovários Policísticos – SOP, Síndrome Pré-Menstrual, Tensão Pré-menstrual – TPM;

Dor crónica e Aguda: Artrite, Artroses, Cefaleias, Cervicalgia, Ciática, Dor Menstrual, Fibromialgia, Hérnia Discal, Lombalgia, Nevralgias, Tendinite, Osteoartrite;

Foro Psicológico: Ansiedade, Redução do Stresse, Ataques de Pânico, Depressão, Irritabilidade, Insónia e perturbações do sono;

Patologias Gastrointestinais: Colite Ulcerosa, Dispepsia, Distúrbios Intestinais, Doença Inflamatória Intestinal, Doença de Crohn, Gastrite, Náuseas, Obstipação, Refluxo, Síndrome do Cólon irritável, Vómitos;

Patologias Dermatológicas: Acne, Alergias, Eczema, Erupções cutâneas, Psoríase, Urticária;

Patologias Respiratórias: Alergias, Asma, Bronquiolite, Dispneia (falta de ar) Rinite, Sinusite, Tosse;

Patologias Pediátricas: Amigdalites de repetição, Alergias, Asma, Bronquiolite, Distúrbios Intestinais, Eczema, Enurese, Hiperatividade e Distúrbio de Atenção – PHDA, Obesidade infantil, Obstipação, Otite, Perturbações no sono e no comportamento, Rinite, Sinusite, Tosse;

Outros Benefícios: Desordens metabólicas; Perda de Peso; Oncologia (alivio dos sintomas associados à quimioterapia), Gravidez (ciática, insónia), Pós-parto (ausência de leite materno, depressão pós-parto, hemorragias, incontinência), Doenças Auto-Imunes, Paralisias (Pós AVC, Facial).

 

Marque a sua primeira consulta de Medicina Tradicional Chinesa: 211359070 ou  geral@doutorpintocoelho.pt

 

Avenida José Malhoa 14
Piso 6
1070-158 Lisboa